ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO VÍNCULO DOS ESTUDANTES COM A ESCOLA

o caso de uma escola da periferia de Florianópolis

Résumé

Apresenta-se estudo de caso realizado na escola da comunidade Monte Serrat, localizada em bairro periférico de Florianópolis, SC. Objetiva-se investigar fatores que impactaram no vínculo pedagógico dos estudantes com a escola no período de ensino remoto emergencial, durante o ano letivo de 2020. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva de análise sociológica de Pierre Bourdieu para o tratamento e interpretação de dados quantitativos institucionais, indicadores socioeconômicos e de acompanhamento da participação dos estudantes nas atividades pedagógicas. Também se  analisam dados qualitativos, obtidos por meio de questionário online. Conclui-se que tanto a renda como a escolarização dos pais apresentam efeitos sobre o vínculo dos estudantes com a escola, o qual, por sua vez, contribui para legitimar desigualdades educacionais e perpetuar arranjos sociais excludentes.

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Biographie de l'auteur

Volmir von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vinculado à Área de Cultura Geral do campus São José. Graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publiée
2022-12-21
Comment citer
da Silva Mirapalheta, T., & von Dentz, V. (2022). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO VÍNCULO DOS ESTUDANTES COM A ESCOLA. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 162-179. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.64169
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