TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº2/2019

Résumé

O objetivo deste trabalho foi identificar e discutir o modelo pedagógico privilegiado para a incorporação pedagógica de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação inicial de professores interposto pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação de 20 de dezembro de 2019. O percurso metodológico valeu-se da Análise de Conteúdo da Resolução mediada pelo software ATLAS.ti. Ficou evidenciado que essa legislação é baseada em uma lógica de competências e habilidades como paradigma formativo, sobressaindo uma abordagem instrumental ao enfocar as tecnologias digitais.

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Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced). Tem como áreas de interesse e atuação: Educação e cibercultura; Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; Imbricação das TDIC às práticas pedagógicas; Uso de jogos eletrônicos na educação; Processos de ensino e aprendizagem baseados no uso de linguagens de programação de computadoresimento.

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Publiée
2023-10-30
Comment citer
Lima, M. R. de. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº2/2019 . Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e67151. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.67151