In Signum: o ensino nas diretrizes de formação de professores no último vinteno

Palavras-chave: : licenciatura; formação de professores; políticas educacionais

Resumo

Analisamos as diretrizes para formação de professores nas resoluções CNE/CP, sob a hipótese do aprofundamento da tendência ao pragmatismo e utilitarismo desde a formação inicial, nas licenciaturas, fundamentada na cisão entre ensino e aprendizagem, com convocações para o professor se engajar por meio da atuação profissional comprometida com direitos essenciais de aprendizagem, contribuindo com uma educação coerente com o Estado mínimo. Problematizamos as novas competências dos futuros docentes nas resoluções 1 e 2/2001,  2/ 2015 e 2/2019 e se elas interferem na centralidade do ensino no trabalho docente. O objetivo foi contribuir para a análise crítica da formação de professores, tendo no horizonte políticas que privilegiem a formação omnilateral resgatando a indissociabilidade entre a forma e o conteúdo do ensino, mas, também da relação entre ensino e aprendizagem.

     

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Referências

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Publicado
2024-03-27
Como Citar
de Carvalho Costa, A. (2024). In Signum: o ensino nas diretrizes de formação de professores no último vinteno. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e69210. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.69210