In Signum:
Abstract
We analysed the guidelines for teacher training in the Brazilian Education Board (CNE/CP) resolutions, under the hypothesis of deepening the tendency towards pragmatism and utilitarianism since initial training, in undergraduate courses, based on the split between teaching and learning, with calls for the teacher to engage through professional performance committed to essential learning rights, contributing to an education consistent with the minimum state. We problematized the new competencies of future teachers in resolutions 1 and 2/2001, 2/2015 and 2/2019 and whether they interfere with the centrality of teaching in teaching work. The objective was to contribute to the critical analysis of teacher training, aiming at policies that favour omnilateral training by rescuing the inseparability between the form and content of teaching, but also the relationship between teaching and learning.
Downloads
References
Dellors, J. (org. ) (2006). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, SP: Cortez.
Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019 (2019). Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Brasília, DF. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm
Enguita, M. F. (1991). A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação. 4(1), 41 - 61. Recuperado de: https://www.academia.edu/15773660/Teoria_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_Dossi%C3%AA_interpretando_o_trabalho_docente
Folha de São Paulo. (2001, 27 de novembro). Para FHC, professor é ‘coitado’ que não conseguiu ser pesquisador. Recuperado de: https://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u7188.shtml
Gramsci, A. (1991). Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
Lei nº 4024 de 20 de dezembro de 1961. (1961) Fixa as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm
Lei nº 5692 de 11 de agosto de 1971. (1971) Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html
Lei 8069. de 13 de julho de 1990. (1990) Estatuto da criança e do adolescente (atualizado). Brasília, DF. Recuperado de: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf
Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. (1996) Estabelece as diretrizes e bases para a Educação nacional. Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei Complementar nº 836, de 30 de dezembro de 1997. (1997). Institui plano de carreira, vencimentos e salários para os integrantes do quadro do magistério da secretaria da educação e dá outras providências correlatas. Brasília, DF. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1997/lei.complementar-836-30.12.1997.html
McCowan, T. (2015) O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos. Educar em Revista, 55 (1), 25-46. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39818
Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. (2002) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13207:resolucao-cp-2002&catid=323:orgaos-vinculados
Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 (2002). Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13207:resolucao-cp-2002&catid=323:orgaos-vinculados
Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. (2015) Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21028
Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. (2019). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D
Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143-155. Recuperado em 13 de julho de 2023, de http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012&lng=pt&tlng=pt.
Tanuri, L. M. (2000) História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, (14), 61 -88. https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200005.
Copyright (c) 2024 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.