Temporalidades e narrativas: ser, viver e contar sobre existencialidades na roça

Résumé

Com este estudo, buscou-se compreender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença. Tomou-se como método a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, com abordagem qualitativa ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de pesquisa utilizados para a recolha e produção de dados foram entrevistas narrativas e das etnografias na roça. Conclui-se que a ruralidade da presença desencadeia modos de ser-viver-na-roça que possibilitam a produção de um lugar habitado conforme cada pessoa da roça reúne sentidos e significados de um demorar-se com as coisas e o lugar, instituindo maneiras específicas da docência em contextos rurais.

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Biographie de l'auteur

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) / Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço-BA

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador e vice coordenador do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva, no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

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Publiée
2024-05-14
Comment citer
Mota, C. M. de A. (2024). Temporalidades e narrativas: ser, viver e contar sobre existencialidades na roça. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e71362. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.71362