<b>A expressão pelas linguagens oral e escrita: fundamentos da teoria histórico-cultural para a educação de 0 a 3 anos

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Gitotto Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (Unesp)
  • Ana Laura Ribeiro da Silva Rede Municipal de Ensino em Cubatão e da Faculdade de Bertioga-SP

Abstract

Apresentamos nesse texto algumas contribuições da Teoria Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças como forma de expressão humana e algumas possibilidades para a prática educativa visando esse desenvolvimento. Apontamos como práticas educativas baseadas na liberdade de expressão da criança as técnicas de Célestin Freinet: roda de conversa, livro da vida, jornal, aulas passeio, cantos e o registro pela imprensa. No processo de desenvolvimento da oralidade, as interações e a comunicação entre pessoas — adultos e crianças — formam as bases fundamentais à expressão livre e às outras qualidades humanas – pensamento, leitura, brincadeira... – que envolvem a colaboração, a solidariedade, a autonomia e o trabalho conjunto. Nesses movimentos de interação, educador e criança são essencialmente protagonistas das atividades partilhadas e vivenciadas na escola da infância. Nesses momentos, a comunicação tem papel mediador entre as possibilidades de expressão e as situações de aprendizagem. Desta forma, compreendemos que é a partir da intencionalidade sob o planejamento dos espaços e das propostas feitas pelo educador que acontecerá a “escuta” daquilo que as crianças falam, pensam e desejam. Constituindo-se, assim, uma prática educativa baseada na expressão da criança como possibilidade para o avanço de seu desenvolvimento pleno.

 

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Come citare
Gitotto, C. G. G. S., & Silva, A. L. R. da. (1). <b&gt;A expressão pelas linguagens oral e escrita: fundamentos da teoria histórico-cultural para a educação de 0 a 3 anos. Teoria E Prática Da Educação, 17(3), 51-60. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28207
Sezione
Artigos