OS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Abstract

Neste artigo enfocamos as relações históricas entre Psicologia e Educação, partindo do pressuposto de que a realização e a divulgação dos estudos sobre a criança, no início do século XX, foram marcos importantes, tanto para a constituição do campo educacional brasileiro, como para a consolidação da Psicologia como ciência no país. Conhecer a criança e pensar sua Educação no momento em que o país se constituía como nação republicana foi a aposta dos intelectuais articulados no grupo conhecido como pioneiros da Educação Nova. Esses intelectuais atualizaram no país as discussões que aconteciam em outras partes do mundo. Entendemos que recuperar essa trajetória permite compreender como foram tratados, na época, temas que até hoje ocupam a cena educacional, tais como a dimensão histórica e cultural do desenvolvimento da criança em oposição à compreensão biológica, natural e universal desse processo; as questões raciais; os processos de ensino e aprendizagem.

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Biografie autore

Sara da Silva Böger, Centro Universitário Barriga Verde - SC

Formada em Psicologa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), e Licenciada em Psicologia (2017) na mesma universidade. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Educação e Infância pela UFSC em 2019. Atualmente atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE). Como docente do Curso de Psicologia no Centro Universitário Barriga Verde leciona nas áreas de Orientação Profissional, Psicologia Educacional e Psicologia Social e Comunitária. Também atua como orientadora de estágio básico e profissionalizante em Psicologia. Participa do Programa de Orientação Profissional (POP/Unibave) e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia (NDE/Unibave). 

Diana Carvalho de Carvalho, UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.

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Pubblicato
2021-06-15
Come citare
Böger, S. da S., & Carvalho, D. C. de. (2021). OS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 03-22. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.57730
Sezione
Artigos