FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Abstract

A presença de alunos com deficiência nas classes comuns de ensino tem exigido dos professores formação específica em Tecnologia Assistiva (TA). De 2013 a 2016 a Universidade X, em parceria com o órgão responsável pela Educação Especial em uma cidade da região sudeste, desenvolveu uma pesquisa visando à formação continuada de docentes para atuar nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O objetivo do estudo foi descrever as concepções de professoras de SRM do município X acerca da formação continuada recebida em TA. O estudo que empregou metodologia qualitativa foi desenvolvido no X e em algumas SRM. Foram realizas entrevistas com as dezoito professoras de SRM participantes. Além do roteiro de entrevista semiestruturado, utilizou-se diário de campo, gravações de áudio e filmagens. Os resultados apontaram que a formação de professores para atuarem nas SRM com esse alunado é importante para que ocorra a implementação de recursos e serviços de TA.

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Biografie autore

Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fonoaudióloga, Pós Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Doutora em Educação pela UERJ, integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Comunicação Alternativa e sub-coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da UERJ. Membro da Sociedade Internacional em Comunicação Alternativa – ISAAC e da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil.

Leila Regina d'´Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestre em Educação Especial pela George Peabody College (1977) e Ph.D. em Educação Especial pela Vanderbilt University (1985). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1 D do CNPq.
Stefhanny Paulimineytrick Nascimento Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Maria Gabriela Lopes Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

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Pubblicato
2021-08-27
Come citare
Schirmer, C. R., Regina d’´Oliveira de Paula NunesL., Paulimineytrick Nascimento Silva, S., & Lopes Araújo, M. G. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL. Teoria E Prática Da Educação, 24(2), 68-85. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.58149
Sezione
Artigos