ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE ENQUANTO PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS EM PEDAGOGIA
Abstract
O artigo realiza um debate sobre o conceito de alfabetização científica com enfoque na abordagem curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) enquanto princípios fundamentais para a qualificação da formação inicial e continuada de professores e professoras em Pedagogia. Para tanto, busca apresentar os resultados e reflexões de um projeto de formação inicial na área de Ciências da Natureza, com foco na extensão universitária, realizado junto aos alunos e alunas do referido curso, da Universidade Federal de Pelotas, entre os anos de 2018 e 2019. A metodologia fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, análise documental da Base Nacional Comum Curricular e reflexão crítica sobre os resultados da realização das ações de intervenção na escola, tendo como base o diálogo permanente entre a universidade e as instituições escolares públicas de educação básica. O debate possui como aporte teórico, especialmente, autores como Lorenzetti (2020), Chassot (2021), Bizzo (2009) e Pavão (2011).
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