PERSPECTIVA CTS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ)
Abstract
Temáticas como formação de professores e Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) são de relevância na educação contemporânea. Tivemos como objetivo investigar a Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Formação de Professores de Química, apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) no período entre 2010 e 2018. Nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a Análise Documental. Nosso corpus de pesquisa foi composto pelos textos dos anais das edições do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), compreendidos no período 2010 a 2018, dos GTs de Formação de Professores e Perspectiva CTS. Apesar de vários trabalhos acerca do tema, o número de publicações sobre a formação inicial e continuada de professores de Química com enfoque CTS é insipiente, não sendo uma temática consolidada.
Palavras-chave: ENEQ. Formação de Professores de Química. Perspectiva CTS.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, R. O. M. et al. Questões sociocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 18, p.84-98, 30 jun. 2013. Universidade Federal do Pará. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2025/2380.
Acesso em: 25 jun. 2019.
ANDRADE, D. A.; FERNANDEZ. Base de conhecimentos para o ensino avaliados nos concursos públicos de seleção de professores de Químicada escola pública. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC. Águas de Lindóia, SP. 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1380-1.PDF. Acesso em: 20 set. 2019.
BITENCOUT, E. L.; NUNES, S. M. T. O início da formação docente na sociedade CTS. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - XVI ENEQ, 2012. Salvador, BA. Anais eletrônicos... Salvador, BA: UFBA, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7221. Acesso em: 07 set. 2019.
FERNANDES, R. F.; STRIEDER, R. B. Dificuldades enfrentadas por professores na implementação de propostas CTS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017, p. 1-9.
FERNANDEZ, C. Formação de professores de Química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 205-224, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00205.pdf. Acesso em: 17 out. 2019.
FERREIRA, E. M.; SILVA, A. O. Análises das práticas de abordagem CTS no curso de Licenciatura em Química do IFNMG - Campus Salinas. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - XVI ENEQ, 2014, Ouro Preto, MG. Anais... Ouro Preto, MG: UFOP, 2014. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xvii/anais_xvii_eneq.pdf. Acesso: 23 set, 2019.
OLIVEIRA, J. P.; SILVEIRA, I. D.; de O.; FIELD’S, K. A. P.; Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de Intervenção Pedagógica como Estratégias para a Formação Inicial de Professores de Química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto, MG. Anais... Ouro Preto, MG: UFOP, 2014. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xvii/anais_xvii_eneq.pdf. Acesso em: 23 set, 2019.
FIRME, R. do N.; AMARAL E. M. R. do. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, Bauru, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rjXRKx5wFgVnvH6xrHc5HMN/abstract/?lang=pt Acesso em: 26 jun. 2019.
GAUCHE, R.; SILVA, R. R. da; BAPTISTA, J. de A. Formação de Professores de Química: Concepções e Proposições. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 26-29, fev. 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/05-ibero-4.pdf. Acesso em: 31 jan. 2020.
GOIS, M. A. da C. et al. Estudo de caso sobre Transposição Didática de projetos ensino de Química da UFS com ênfase CTS. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - XVI ENEQ, 2012. Salvador, BA. Anais eletrônicos... Salvador, BA: UFBA, 2012. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7805/5530. Acesso em: 07 set. 2019.
GONÇALVES, T. V. O.; SOUZA, F. L. Reflexões sobre a utilização da abordagem CTS na formação de professores em Química no Instituto Federal de educação do Maranhão. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - XVI ENEQ, 2012. Salvador, BA. Anais eletrônicos... Salvador, BA: UFBA, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7687. Acesso em: 07 set. 2019.
GONDIM, M. S. da C.; GOMES, A. S. Análise dos Casos com Aspectos Sociocientíficos produzidos por Professores de Química em Formação Inicial. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto, MG. Anais... Ouro Preto, MG: UFOP, 2014. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xvii/anais_xvii_eneq.pdf. Acesso: 23 set, 2019.
HEIDELMANN, S. P.; SILVA, J. F. M. da; PINHO, G. S. A. Ensino de Química em foco: uma proposta dialética utilizando a Lei 10.639/03 para desconstruir o mito da neutralidade da ciência. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVII ENEQ, 2016. Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0050-1.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.
LACERDA, N. O. S.; ARAÚJO, C. B. de; QUEIRÓS, W. P. de. Formação inicial e os pressupostos da educação CTSA: projetos realizados pelos bolsistas do Pibid-Química-UEG Anápolis – Goiás. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVII ENEQ, 2016. Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0189-1.pdf. Acesso: 23 set, 2019.
LIMA, L. dos S.; SOUZA, G. A. P. Abordagem CTS na formação inicial de professores de química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química – XIX ENEQ, 2018. Rio Branco, AC. Anais eletrônicos... Rio Branco, AC: UFAC, 2018. Disponível em: https://www.eneq2018noacre.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=421. Acesso: 12 fev. 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.
MELO, M. R. et al. Abordagem CTS: as concepções de Professores de ciências de Sergipe. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - XVI ENEQ, 2012. Salvador, BA. Anais eletrônicos... Salvador, BA: UFBA, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/issue/view/739. Acesso em: 07 set. 2019.
MESQUITA, N. A. da S.; CARDOSO, T. M. G.; SOARES, M. H. F. B. O projeto de educação instituído a partir de 1990: caminhos percorridos na formação de professores de Química no Brasil. Química Nova, v. 36, n. 1, p.195-200, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/nM89WjgfXVczmGfPNJ67L7x/?lang=pt. Acesso em: 05 fev. 2020.
MOURA, F. M. T. de. Formação sociocientífica na licenciatura em Química: discurso, prática e possibilidades. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2019.
MUNCHEN, S.; NETO, L. C. B. de T.; ADAIME, B. M. Perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de química: análise de sequências didáticas com enfoque ambiental. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVII ENEQ, 2016. Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0212-2.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.
NIEZER, T. M.; SILVEIRA, R. M. C.; FABRI, F. Formação continuada e enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, 2017. Florianópolis, SC. Anais Eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0853-1.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2019.
NUNES, A. O. ; DANTAS, J. M. As relações CTSA na Educação Química: Elementos para a formação inicial. In: XV Encontro Nacional de Educação em Química - XV ENEQ, 2010. Brasília, DF. Anais Eletrônicos... Brasília, DF: UnB, 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0875-1.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
NUNES, B. R.; GALIAZZI, M. do C. A Formação dos professores de química na produção científica dos quatro eventos do Seminário Ibero-Americano CTS (SIACTS). In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVII ENEQ, 2016. Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1398-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
SANTOS, T. P. B. dos; PESSOA, W. R.. A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o processo de ferrugem como tema de investigação na formação de professores. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química – XIX ENEQ, 2018. Rio Branco, AC. Anais eletrônicos... Rio Branco, AC: UFAC, 2018. Disponível em: https://www.eneq2018noacre.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=421. Acesso em: 12 fev. 2020.
SANTANA, R. C. M.; BOTAM, R.; FORTUNATO, C. T. D. Formação de professores e o jogo didático “Organicando”: ludicidade e CTSA no ensino de Química Orgânica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVII ENEQ, 2016. Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0212-2.pdf. Acesso em: 23 set, 2019.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de Química – um estudo exploratório da visão de professores. Anais do II ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos/Porto Alegre: ABRAPEC, 1999, CD-ROM.
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química Compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
SILVA, C. S. da; OLIVEIRA, L. A. A. de. Formação inicial de professores de Química: formação específica e pedagógica. In: NARDI, R. (Org). Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SILVEIRA, R. A. da; PIAIA, L.; GONÇALVES, F. P. Abordagem temática na formação de professores de Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química - XIX ENEQ, 2018. Rio Branco, AC. Anais eletrônicos... Rio Branco, AC: UFAC, 2018. Disponível em: https://www.eneq2018noacre.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=421. Acesso em: 12 fev. 2020.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; PINO, J. C. D. O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Reconstrução da Identidade Profissional Docente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 90-119, agosto, 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1294. Acesso em: 01 fev. 2020.
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.