EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA IFES

Abstract

O cenário do trabalho vem sofrendo modificações importantes, a flexibilização imposta pelo capitalismo contemporâneo interfere na vida profissional dos trabalhadores docentes. Este artigo tem o objetivo de identificar e discutir elementos que estiveram ligados a expansão de uma universidade pública e que impactaram na intensificação do trabalho docente, ao considerar que a partir da expansão da IFES no município XXX, houve uma precarização do trabalho docente. Este artigo foi construído a partir do recorte de uma dissertação de mestrado, segue a abordagem qualitativa, foi realizado a partir da análise de documentos, além da contribuição de autores como Sennet (2010, 2019) Antunes (2009, 2015, 2019), Lemos (2011), Chauí (2003), entre outros. Os resultados apontam que com a expansão da universidade estudada, houve aumento dos compromissos acadêmicos e a precarização do trabalho docente. Conclui-se que este cenário de precarização do trabalho docente pode desencadear riscos de adoecer para o profissional da educação.

 

 

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Biografia autore

Cássia Beatriz Batista

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João
del Rei – Campus Dom Bosco, Minas Gerais, Brasil.

Orcid https://0000-0002-9393-0340

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Pubblicato
2022-05-24
Come citare
Lima, R. C. F., & Batista, C. B. (2022). EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 61-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.61782
Sezione
Artigos