A BASE TEÓRICA ORIENTADORA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Abstract

O estudo se orienta pela Teoria Histórico-Cultural. Trata da seguinte questão: qual base teórica orienta a organização do ensino nos estágios curriculares supervisionados em três cursos de Educação Física, que formam professores para atuarem em escolas situadas em uma mesma região geográfica? Adota como: unidade de análise, as orientações para a organização do ensino no Estágio Curricular; o elemento indecomponível, base teórica; e suas respectivas propriedades gerais, princípios orientadores, concepção teórica, natureza do objeto da Educação Física, concepção de corpo/mente e teoria/prática, criação/reprodução. Estabelece tarefas e seis ações de pesquisas. O estudo revela que os três cursos apresentem posicionamentos teóricos distintos que se caracterizam, entre conservador, eclético e transformador. Contudo, consideram o estágio como espaço de aplicação de conhecimentos.

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Pubblicato
2022-08-02
Come citare
da Silva da Silveira, V., & Damazio, A. (2022). A BASE TEÓRICA ORIENTADORA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 62-81. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62221
Sezione
Artigos