Aporte teórico e reflexões sobre a interculturalidade na formação de professores indígenas: análise da produção acadêmica (2015-2022)

Abstract

Este texto tem por objetivo promover reflexões sobre a interculturalidade na formação de professores indígenas, mapeando a produção acadêmica entre os anos de 2015 a 2022. Para tanto, foi realizado inicialmente uma revisão bibliográfica das categorias de pesquisa: interculturalidade e formação de professores indígenas. Sequencialmente, uma pesquisa exploratória na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, foi possível verificar as produções realizadas em cada ano, e desta forma refletir sobre a interculturalidade é tratada nos cursos de formação de professores indígenas. A proposta de estudo fundamenta-se na perspectiva de estudos decoloniais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ionah Beatriz Beraldo Mateus, UNICENTRO

Doutoranda do Programa de PósGraduação - PPGE da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no Departamento de Pedagogia.

Marcos Gehrke, UNICENTRO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

References

Baniwa, G. (2019). Educação Escolar Indígena no século XXI: Encantos e desencantos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Mórula, Laced.
Brasil. (1993). Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes para Política Nacional de Educação Escolar Indígena, Brasília-DF.
Brasil. (1996). Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília-DF.
Brasil. (2015). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Brasília-DF.
Candau, V. M. (2020). Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Belém – PA: Revista Cocar, Edição Especial, nº 8, Jan./Abr./ 2020, p. 28-44.
Domingues, J. G. (2020). Nhemboeaty Yvy Porã: uma trajetória de luta e resistência na efetivação de uma aprendizagem intercultural. In: A gestão democrática na Escola Intercultural: uma experiência na Escola Indígena Yvy Porã/, Domingues, J. G.l (Org). Maringá, PR.
Faustino, R. C. (2006). Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.
Fleuri, R. M. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Editora do CCTA.
Gehrke, M., & Sapelli, M. L. S., & Faustino, R. C. (2019). A formação de pedagogos indígenas em alternância no Paraná: uma contribuição à interculturalidade e ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis. v 4, p.22-48, jun/dez. 2019.
Masson, G. (2014). O trabalho como fundamento do ser social e a educação como práxis social. In: S., & A. H., Masson, G., and Subtil, MJD, org. Marxismo(s) & educação. Ponta Grossa: Editora UEPG.
Mato, D. (2016). Universidades e diversidade cultural e epistêmica na América Latina: experiências, conflitos e desafios. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, Descolonizar, Democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 38-63.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas.
Tonet, I. (2018). Método cientifico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukacs.
Walsh, C. (2009). Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. En: V. M. Candau (eds.), Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras.
Published
2024-09-09
How to Cite
Cordeiro de Souza Primo, S., Beraldo Mateus, I. B., & Gehrke, M. (2024). Aporte teórico e reflexões sobre a interculturalidade na formação de professores indígenas: análise da produção acadêmica (2015-2022). Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e70599. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.70599