Cruzando o Campo de Batalha: Escolas Cívico-Militares Sob a Lente do Racismo Estrutural

Abstract

 Em meio ao progresso rumo à igualdade e justiça social, o debate sobre o racismo e suas ramificações é imprescindível, especialmente no contexto das Escolas Cívico-Militares, onde a disciplina é um pilar no ensino-apredizagem. Este artigo visa investigar dois incidentes relacionados a questões raciais nessas escolas, ocorridos em 2022, um no Distrito Federal e outro na Bahia, amplamente divulgados pelo portal de notícias G1. Adotamos uma abordagem qualitativa embasada nos estudos foucaultianos, as análises revelaram a falta de preparo diante das questões étnico-raciais e os desafios na aplicação da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino. Diante disso, trona-se necessário estabelecer um enfoque na formação de gestores/as e docentes para promover uma cultura escolar enraizada na equidade e no respeito, visando combater o racismo de maneira eficaz e construir um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para todas/os.

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Pubblicato
2024-08-05
Come citare
Ferreira, J. W. T., Júnior, H. N. M., Ayres, A. M. M., Oliveira, K. A. de, & Da cruz, M. do C. A. da C. (2024). Cruzando o Campo de Batalha: Escolas Cívico-Militares Sob a Lente do Racismo Estrutural. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e71595. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.71595
Sezione
Artigos