<b>Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos.
  • Luciane de Fátima Bertini Universidade Federal de São Carlos
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos, Resolução de problemas, Formação de professores

Resumo

Analisam-se aqui as perspectivas e os indícios da apropriação do uso de jogos eletrônicos nas aulas de matemática por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participam de um curso de extensão online. A partir de três eixos, realizou-se a análise de conteúdo dos depoimentos dos cursistas em chat e fórum, sobre três jogos eletrônicos que abordam conteúdos matemáticos e sobre o uso pedagógico do jogo nas aulas de matemática. Os jogos, considerados inicialmente pelos cursistas apenas divertidos, vieram a ser posteriormente considerados importantes, pois podem despertar o interesse dos alunos e são uma ferramenta poderosa para a aprendizagem dos conteúdos, se utilizados em uma proposta de resolução de problemas. Ao professor cabe criar um ambiente propício à análise do pensamento matemático e aos processos de comunicação. Os dois momentos de interação possibilitaram aos cursistas analisar e refletir sobre os comentários dos outros, buscar outras fontes de análise e reelaborar seus pensamentos e argumentos sobre a temática em estudo.

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Como Citar
Souza, A. P. G. de, Bertini, L. de F., & Passos, C. L. B. (1). <b&gt;Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão. Teoria E Prática Da Educação, 18(2), 133-145. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i2.31451
Seção
Artigos