AS METODOLOGIAS ATIVAS E O SISTEMA ATENCIONAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
O presente estudo justifica-se pela necessidade de maior compreensão sobre o tema “As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional”. Considerando que o processo auxiliar de aprendizagem atenção é composto pelo Sistema Atencional, temos o objetivo de analisar as produções em educação, realizadas no Brasil, nos últimos 5 anos sobre Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, e sobre o Sistema Atencional no processo de aprendizagem. Foi realizada pesquisa do tipo estado do conhecimento, analisadas qualitativamente 6 dissertações e 1 artigo. Os resultados mostram contribuições da combinação entre Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o desenvolvimento da autonomia discente, também mostram o potencial de Jogos Eletrônicos para melhoria da capacidade atencional de estudantes e evidenciam a escassez de estudo que relacione diretamente Metodologias Ativas e Sistema Atencional.
Downloads
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.