EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADES NOS QUILOMBOS: UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE DE SALAMINAS PUTUMUJU

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a escolarização formal e o processo de construção das identidades no quilombo de Salaminas Putumuju, em Maragogipe-BA. Compreendendo que a escola ocupa um lugar importante no que tange a formação sociopolítica dos indivíduos, buscamos investigar de que maneira os saberes, realidade e história do quilombo supracitado se mostram no currículo escolar das crianças e adolescentes locais. Apresentamos as Leis e Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola junto ao referencial teórico sobre o tema colocando-os em interface com as experiências educativas evidenciadas na escola local. Por meio da pesquisa de campo, através da coleta e análise das entrevistas com estudantes, líder comunitário, professora e diretora, observou-se a necessidade de repensar o plano escolar quilombola, sob pena de estar contribuindo para a manutenção das desigualdades sociais e práticas discriminatórias postas a este grupo desde sempre.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Jamile do Carmo Conceição Sandes Sandes, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS-UFRB)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

(Pimeira autora)

 h t t p s : / / o r c i d . o r g / 0 0 0 0 - 0 0 0 2 - 7 8 9 6 - 3 9 1 0 

Thais Joi Martins, UFRB

Pós-Doutoranda na Université Paris Sorbonne Lettres, França

Professora Dra. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

https://orcid.org/0000-0002-1929-2440

(Segunda Autora ou Co-autora)

 

Références

ALMEIDA, A. W. B. Quilombos e as novas etnias. In: Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. NOGUEIRA, A. M e CATANI, A. (Orgs.). Petrópolis: Vozes, 2007.

BRHA, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, v.26, p.329-376, jan./jun.2006.

CAMPOS, L. R. Educação escolar quilombola e o currículo escolar histórico cultural: olhares sobre as práticas educativas de um quilombo em São Miguel. In: XXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2017. p.1-28.

CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 22, n. 69, p.539-564, abr./jun. 2017.

FERREIRA, E. A.; CASTILHO, S. D. Reflexões sobre a educação escolar quilombola. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, Brasília, n. 3, p. 12-25, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HONNETH, A. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: ED. 34, 2003.

LARCHET, M. J. ; OLIVEIRA, W. M. Panorama da Educação Quilombola no Brasil. Revista de Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 6, n.2, p.44-60, 2013.

SANTOS, M. O retorno do território. Revista Observatório Social da América Latina, Buenos Aires, v.6, n.16, p.251-261, jun. 2005.

THIN, D. Para uma análise da relação entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 32, p.211-370, mai./ago. 2006.
Publiée
2020-12-16
Comment citer
Sandes, J. do C. C. S., & Joi Martins, T. (2020). EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADES NOS QUILOMBOS: UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE DE SALAMINAS PUTUMUJU. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 20-40. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53942
Rubrique
Artigos