EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADES NOS QUILOMBOS: UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE DE SALAMINAS PUTUMUJU
Résumé
O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a escolarização formal e o processo de construção das identidades no quilombo de Salaminas Putumuju, em Maragogipe-BA. Compreendendo que a escola ocupa um lugar importante no que tange a formação sociopolítica dos indivíduos, buscamos investigar de que maneira os saberes, realidade e história do quilombo supracitado se mostram no currículo escolar das crianças e adolescentes locais. Apresentamos as Leis e Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola junto ao referencial teórico sobre o tema colocando-os em interface com as experiências educativas evidenciadas na escola local. Por meio da pesquisa de campo, através da coleta e análise das entrevistas com estudantes, líder comunitário, professora e diretora, observou-se a necessidade de repensar o plano escolar quilombola, sob pena de estar contribuindo para a manutenção das desigualdades sociais e práticas discriminatórias postas a este grupo desde sempre.
Téléchargements
Références
ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. NOGUEIRA, A. M e CATANI, A. (Orgs.). Petrópolis: Vozes, 2007.
BRHA, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, v.26, p.329-376, jan./jun.2006.
CAMPOS, L. R. Educação escolar quilombola e o currículo escolar histórico cultural: olhares sobre as práticas educativas de um quilombo em São Miguel. In: XXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2017. p.1-28.
CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 22, n. 69, p.539-564, abr./jun. 2017.
FERREIRA, E. A.; CASTILHO, S. D. Reflexões sobre a educação escolar quilombola. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, Brasília, n. 3, p. 12-25, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HONNETH, A. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: ED. 34, 2003.
LARCHET, M. J. ; OLIVEIRA, W. M. Panorama da Educação Quilombola no Brasil. Revista de Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 6, n.2, p.44-60, 2013.
SANTOS, M. O retorno do território. Revista Observatório Social da América Latina, Buenos Aires, v.6, n.16, p.251-261, jun. 2005.
THIN, D. Para uma análise da relação entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 32, p.211-370, mai./ago. 2006.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.