ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO

Palavras-chave: cursinho popular; juventudes; gênero

Resumo

Este artigo analisa Diários Identitários elaborados por estudantes de um cursinho pré-vestibular popular de Porto Alegre (RS) entre 2015 e 2016. Após a leitura e transcrição, construiu-se palavras-chave para a análise dos escritos. Esse trabalho enfoca os trechos demarcados como gênero. Algumas dessas escritas apresentaram aspectos relacionados ao feminismo, minorias políticas, ponderações sobre escolhas de cursos superiores com um público majoritariamente masculino ou feminino, etc. Dessa forma, através dos relatos escritos pelos próprios indivíduos, busca-se compreender e analisar as trajetórias de vida desses jovens estudantes, seus motivos de priorizarem os estudos e almejarem a aprovação em instituições de ensino superior.

Palavras-chave: cursinho popular; juventudes; gênero.

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Groff da Silva, B. V., & Hass da Silva, E. C. (2021). ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 58-77. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.56085
Seção
Artigos