PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Educação Ambiental. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo discute sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) que consideram os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, a partir da valorização dos conhecimentos técnicos-científicos e humanísticos. Baseado em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, este trabalho objetiva examinar a opinião de diretores de 132 escolas públicas de São José dos Pinhais (PR, Brasil) sobre as práticas pedagógicas criadas e desenvolvidas pelo Projeto de EA “Meu Ambiente”. Os resultados demonstram que as atividades realizadas tiveram a adesão dos alunos e provocaram mobilização para a aprendizagem. Destaca-se a necessidade do envolvimento dos docentes de modo mais significativo, para que as práticas pedagógicas ambientais sejam mais reflexivas, críticas e transformadoras.

 

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Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora do departamento da educação da PUCPR

Marina Gonçalves Hesketh Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Arquiteta e Urbanista na Amapaz Projetos Sustentáveis.

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Cardoso, C., Paulin Romanowski, J., & Gonçalves Hesketh Cardoso, M. (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 95-115. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.57018
Seção
Artigos