Experimentação no Ensino de Química: concepções de professores de Gravatá-PE acerca das atividades investigativas

Palavras-chave: práticas experimentais, atividades investigativas, ensino de química

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, caracterizada como um estudo de caso, que teve como objetivo analisar a concepção dos docentes que lecionam química, em escolas de tempo integral do município de Gravatá-PE, sobre a utilização de práticas experimentais e se estas possuem um caráter investigativo. Essa abordagem tem o potencial de promover uma integração mais efetiva entre o conhecimento científico e a realidade do estudante, facilitando o desenvolvimento do seu senso crítico-argumentativo. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, contou com entrevistas semiestruturadas para a produção dos dados, os quais foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância destas práticas, no entanto, utilizam-nas a partir de uma natureza verificativa. Identificou-se que as atividades investigativas se configuram como uma alternativa para a abordagem de práticas experimentais no Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Roberto Sá, Universidade Federal de Pernambuco

Roberto Araújo Sá, Professor Associado IV do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE nos Cursos de Química-Licenciatura. Fazendo parte como Orientador do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA/ UFPE.

Ana Paula, Universidade Federal de Pernambuco

Ana Paula de Souza de Freitas, Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, atua no Curso de Química-Licenciatura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Membro externo ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA/ UFPE atuou como coorientadora da pesquisa.

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Publicado
2024-09-23
Como Citar
Afonso, L., Araújo Sá, R., & Paula de Souza de Freitas, A. (2024). Experimentação no Ensino de Química: concepções de professores de Gravatá-PE acerca das atividades investigativas. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e71844. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.71844