Experimentação no Ensino de Química: concepções de professores de Gravatá-PE acerca das atividades investigativas
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, caracterizada como um estudo de caso, que teve como objetivo analisar a concepção dos docentes que lecionam química, em escolas de tempo integral do município de Gravatá-PE, sobre a utilização de práticas experimentais e se estas possuem um caráter investigativo. Essa abordagem tem o potencial de promover uma integração mais efetiva entre o conhecimento científico e a realidade do estudante, facilitando o desenvolvimento do seu senso crítico-argumentativo. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, contou com entrevistas semiestruturadas para a produção dos dados, os quais foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância destas práticas, no entanto, utilizam-nas a partir de uma natureza verificativa. Identificou-se que as atividades investigativas se configuram como uma alternativa para a abordagem de práticas experimentais no Ensino de Química.
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