Prorrogação do prazo para submissões de artigos para o Dossiê “História da educação e materialidades: recolhas e escolhas em pesquisas”
Chamada de submissões de artigos para o Dossiê “História da educação e materialidades: recolhas e escolhas em pesquisas”.
Período de submissão: 01/05/2022 a 30/09/2022
Organizadores
Profa. Dra. Gizele de Souza - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
http://lattes.cnpq.br/3383060643884789
Prof. Dr. Marcus Levy Bencostta - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
http://lattes.cnpq.br/2831847079827819
Profa. Dra. Andréa Cordeiro - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
http://lattes.cnpq.br/0023333537142389
Profa. Dra. Ana Clara Bortoleto Nery - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
(Editora responsável – Comissão Editorial RBHE)
http://lattes.cnpq.br/2576247757923028
Apresentação e Justificativa
Esse dossiê se propõe a reunir escritos, fruto de pesquisas em que a história da educação seja pensada em enlace com a cultura material escolar. Considerando que o campo da História da Educação já reconhece amplamente que a dimensão material da vida escolar e educativa integra a cultura e, é fonte para aprofundada produção de conhecimento sobre a história cultural, ansiamos receber manuscritos de pesquisadores/as de universidades de todo o Brasil e de interlocutores também do exterior, no intuito de incentivar a ampliação de diálogos entre pesquisas e ideias e divulgação do que se vem organizando, pensando e produzindo no território da materialidade da escola.
Perfil das contribuições esperadas
O tema em foco é parte dos esforços de investigação de diferentes grupos de pesquisa e, nesse sentido, esperamos receber contribuições que representem a ampla diversidade internacional, nacional, regional. Tais contribuições deverão estabelecer interface com os seguintes eixos temáticos:
- História da educação e abordagens teórico-metodológicas sobre cultura material escolar;
- História da infância e materialidades;
- História da educação, cultura material, tecnologias e história sensorial;
- História da educação, circulação de saberes e provimento material;
- História da educação, cultura material, história econômica;
- História da educação, cultura material, patrimonialização e arqueologia da escola;
- História da educação, cultura material e práticas docentes;
- História da educação, cultura material escolar e arquitetura escolar;
- História da educação, cultura material escolar e manualidades;
- História da educação, cultura material e cultura visual;
- História, materialidades e processos de escolarização nas diversas etapas educativas;
- História da educação, materialidades, impressos pedagógicos, livros e revistas;
- História da educação, cultura escolar, ritos e materialidades;
- História da educação e do corpo, higiene e materialidades;
- História do ensino de ciências, museus e materialidades;
Dos prazos
- Lançamento do edital – 29/03/2022.
- Os artigos inscritos para compor o dossiê deverão ser submetidos no período de 01/05/2022 a 30/09/2022.
- Somente serão avaliados para essa temática os textos enviados até 30/09/2022. Textos enviados fora do prazo estabelecido neste edital poderão ser avaliados no fluxo contínuo da Revista.
Da submissão dos trabalhos
- A submissão do artigo deverá ser feita individualmente, mediante cadastro na Revista <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/login>.
- Os artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de submissão de artigos da RBHE. As diretrizes para autores estão disponíveis em <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions>. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.
- O responsável pela postagem do artigo fará constar em Nota ao Editor (item constante durante o processo de submissão) a informação: texto referente ao Dossiê temático “História da educação e materialidades”.
- Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor poderá submeter somente um único texto para esta chamada.
Dos autores proponentes
- Os proponentes deverão ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o Dossiê e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.
- O responsável pela postagem do artigo deverá fazer constar como Documento Suplementar (item constante durante o processo de submissão) folha de rosto com, além do título do trabalho, os dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome completo, afiliação institucional completa (por extenso e sigla), última formação, cidade, estado, e-mail, mini currículo e ORCID.
Do processo de avaliação e de revisão dos artigos
Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:
- Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos organizadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Brasileira de História da Educação e às normas para submissão disponíveis em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions>. Caso não atendam às exigências, serão devolvidos os artigos que:
- Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica;
- Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
- Apresentam-se sob a forma de projeto de pesquisa ou relatório de pesquisa;
- Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir;
- Possuem excessivos erros de redação bem como de estruturação de texto, de modo a dificultar a compreensão;
- São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
- Não apresentam a forma de artigo científico e/ou acadêmico;
- Não cumprem as normas da Revista Brasileira de História da Educação disponíveis em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions>.
Esses artigos serão devolvidos aos autores com a sugestão de reformulação e nova submissão, podendo ser avaliados para a demanda contínua da revista e não mais para este dossiê.
- Revisão cega por pares quanto ao mérito:
Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de dois pareceristas da área temática (membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc). Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas através de parecer descritivo. Quando houver dois pareceres positivos, o artigo passa para a fase seguinte. Quando um ou dois avaliadores solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para proceder às reformulações. Quando o autor reenvia o texto reformulado, o mesmo é reavaliado, passando para a etapa final.
- Revisão e adequação do trabalho às normas da RBHE:
Nessa última etapa, o artigo passa por revisão de linguagem e normalização. Caso seja necessário, o artigo é enviado ao autor para correções e adequações, para finalmente ser encaminhado para publicação.
Dos artigos que comporão o dossiê
O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e estrangeira. Será composto de no mínimo 06 e máximo de 12 artigos. Os artigos aprovados, sem aderência ao escopo do dossiê, poderão ser publicados em números posteriores como parte do processamento contínuo da revista, se os autores assim o desejarem.
Da política de internacionalização
Preferencialmente, 20% dos artigos devem ser de autores estrangeiros não radicados no Brasil. No mínimo, 50% dos artigos aprovados deverão apresentar versão em um dos idiomas oficiais da RBHE: inglês, espanhol ou francês.