Chamada de submissões de artigos para o Dossiê “A Educação nos Tempos da Ditadura”
Chamada de submissões de artigos para o Dossiê “A Educação nos Tempos da Ditadura”
Organizadoras
Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo Sá
Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-5861-7535
Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba
Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-3905-7317
Editor associado da RBHE
Prof. Dr. Eduardo Lautaro Galak
Universidad Nacional de la Plata, La Plata, Argentina
https://orcid.org/0000-0002-0684-121X
Apresentação e justificativa
Neste ano de 2024 se completa o sexagenário do golpe de 1964 no Brasil. A ocasião é oportuna para a problematização sobre as implicações do regime autoritário na educação brasileira, especialmente, neste momento em que assistimos reascender em nossa sociedade a exacerbação do autoritarismo e do conservadorismo. A ditadura impôs reformas educacionais no ensino superior e no ensino fundamental e médio cujos desdobramentos repercutem até os dias atuais. A historiografia da educação conta com um conjunto importante de estudos elaborados por pesquisadores que vivenciaram o período e analisaram as políticas do regime instituindo uma dada interpretação sobre o tema. No entanto, nas duas últimas décadas, novas pesquisas foram realizadas abordando diferentes temas e adotando diversos referenciais teórico-metodológicos.
Perfil das contribuições esperadas
A proposta deste dossiê objetiva aprofundar o conhecimento sobre o tema e propiciar o debate sobre as implicações da ditadura para a educação brasileira. Os artigos podem tratar de diferentes níveis e modalidades educacionais, aspectos regionais, nacionais e internacionais tendo em vista os seguintes eixos temáticos:
- Historiografia da educação brasileira sobre o período da ditadura militar
- As múltiplas e diferenciadas formas de resistência ao regime ditatorial no campo da educação
- A construção da escola de 1° grau – articulação do ensino primário e ginasial
- Mudanças curriculares e (re) configuração das disciplinas escolares
- As políticas governamentais para a alfabetização de adultos e para a educação rural
- A política para a formação de professores do ensino de 1° e 2° graus e para a formação continuada
- A expansão do ensino superior público e privado
- Políticas e instituições de educação pré-escolar
- A reestruturação das Secretarias de Educação e os planos de implantação da reforma do ensino de 1° e 2° Graus nos estados brasileiros
- O trabalho do Conselho (Nacional) Federal de Educação e dos Conselhos Estaduais de Educação
Dos prazos
- Lançamento do edital: 23/02/2024.
- Submissões: de 11/03/2024 a 31/07/2024. Somente serão avaliados para composição do dossiê os textos enviados até 31/07/2024*.
- Agendamento: o dossiê será publicado no n. 24 (2024), com estimativa de publicação no último trimestre de 2024.
*Conforme extensão do prazo em 05/07/2024. Prazo original: 11/07/2024.
Da submissão dos trabalhos
- A submissão do artigo deverá ser feita individualmente, mediante cadastro na RBHE, por meio do link http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/login.
- Os artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de submissão de artigos da RBHE. As diretrizes para autores estão disponíveis em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.
- O responsável pela postagem do artigo deverá selecionar a seção “Dossiê” no momento da submissão. Além disso, fará constar em Nota ao Editor (o item aparecerá durante o processo de submissão) a seguinte informação: “Texto referente ao dossiê temático A Educação nos Tempos da Ditadura”.
- Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor poderá submeter somente um único texto para esta chamada.
Dos autores proponentes
- Os proponentes deverão ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o dossiê, e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.
- O responsável pela postagem do artigo deverá fazer constar como Documento Suplementar (o item aparecerá durante o processo de submissão): folha de rosto com: título do trabalho e dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome, afiliação institucional completa (por extenso e sigla), última formação, cidade, estado, e-mail, mini currículo e ORCID.
- É vedada a submissão de artigos por parte dos proponentes do dossiê.
Do processo de avaliação e de revisão dos artigos
Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:
- Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos organizadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Brasileira de História da Educação e às normas para submissão disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Caso não atendam às exigências, serão rejeitados pelos próprios organizadores os artigos que:
- Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica, ou como recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
- Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir;
- Possuam erros de redação e de estruturação de texto.
- Sejam meramente descritivos e não apresentem análise da problemática abordada;
- Não se configurem conforme o gênero artigo científico.
- Não cumpram as normas da Revista Brasileira de História da Educação, disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions.
Revisão cega por pares quanto ao mérito e decisão final do editor
Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de dois pareceristas da área temática. Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas por meio de pareceres analíticos. Para que o editor possa emitir o parecer final, são necessários ao menos dois pareceres. Quando um ou dois avaliadores solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para que este proceda às reformulações. Quando o autor reenvia o texto reformulado, este é reavaliado novamente, passando para a etapa final. Nesta última etapa, os editores responsáveis (organizadores) podem aprovar ou rejeitar a submissão.
Revisão e adequação do trabalho às normas da RBHE:
Uma vez aprovado, o artigo passa por revisão de linguagem e normatização. Caso seja necessário, o artigo é enviado ao autor para correções e adequações para, finalmente, ser diagramado e encaminhado para publicação.
Dos artigos que comporão o dossiê
O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e do exterior. Será composto por oito artigos. Os textos que forem aprovados no processo e que, porventura, não tenham aderência ao dossiê poderão ser ressubmetidos no fluxo contínuo da revista, caso seja de interesse do autor. Nesse caso, o manuscrito passará por um novo processo de avaliação.
Da política de internacionalização
Obrigatoriamente, 25% dos artigos (dois artigos) serão de autores (ou pelo menos um coautor em caso de autoria coletiva) com afiliação em instituições estrangeiras. Todos deverão ser traduzidos para o inglês, sendo a tradução custeada pelos autores. Somente serão aceitas as traduções acompanhadas da declaração de execução do profissional responsável. Importante: A tradução só deve ser solicitada após a conclusão das etapas de revisão de português e normas técnicas, mediante notificação da RBHE. Não é preciso, portanto, submeter o texto em dois idiomas.