<b>As passeatas estudantis: aspectos da cultura escolar e urbana</b>

  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Cultura Escolar, Cultura Urbana, Passeatas Estudantis, Práticas Discentes, Educação Laica e Católica

Resumo

Com uma visão que privilegia a participação discente, o presente trabalho analisa a rivalidade entre duas escolas da cidade de Pelotas – o Colégio Gonzaga, católico, e o Colégio Pelotense, de ensino laico – que tinha seu ponto alto nas irreverentes passeatas estudantis realizadas pelos alunos do Pelotense. O significado e os desdobramentos dessas disputas no contexto sociocultural urbano são a principal questão a partir das quais se desenvolve este estudo que enfatiza as décadas de 1930 a 1960 – época de explícitas rivalidades entre as duas escolas; reflexo, também, do conflito que vinha ocorrendo no Brasil entre os princípios educacionais que as sustentavam: o ensino laico (não confessional) e o ensino católico.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas

Professora no PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

(FAE/UFPel). Mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação pela

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista produtividade

em pesquisa 2 (CNPq)

Publicado
2011-12-23
Como Citar
Amaral, G. L. do. (2011). <b>As passeatas estudantis: aspectos da cultura escolar e urbana</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 131-154. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38500
Seção
Artigos