<b>A experiência de constituição de uma fonte documental a partir dos instrumentos de ensino de química e física do Colégio Culto à Ciência de Campinas/SP</b>
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de construção de uma fonte documental a partir do acervo de instrumentos pedagógicos para o ensino da física e da química do Colégio Culto à Ciência de Campinas. Esse acervo foi constituído na virada dos séculos XIX/XX, num período em que a educação secundária passou a valorizar o conhecimento das ciências da natureza. Portanto, a análise dessa fonte documental fornece muitos indícios de como se deu esse processo. Neste texto, procurou-se discutir algumas possibilidades de análise e as limitações desse tipo de documento. Este trabalho insere-se na linha da história cultural e particularmente no campo da educação, no da história das disciplinas e da cultura material escolar.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.