<b>A experiência de constituição de uma fonte documental a partir dos instrumentos de ensino de química e física do Colégio Culto à Ciência de Campinas/SP</b>

  • Reginaldo Alberto Meloni FE/Unicamp

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de construção de uma fonte documental a partir do acervo de instrumentos pedagógicos para o ensino da física e da química do Colégio Culto à Ciência de Campinas. Esse acervo foi constituído na virada dos séculos XIX/XX, num período em que a educação secundária passou a valorizar o conhecimento das ciências da natureza. Portanto, a análise dessa fonte documental fornece muitos indícios de como se deu esse processo. Neste texto, procurou-se discutir algumas possibilidades de análise e as limitações desse tipo de documento. Este trabalho insere-se na linha da história cultural e particularmente no campo da educação, no da história das disciplinas e da cultura material escolar.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Reginaldo Alberto Meloni, FE/Unicamp

Doutor em História da Educação, FE/Unicamp. Participa do Grupo de Pesquisa

Civilis – FE/Unicamp

Publiée
2012-01-06
Comment citer
Meloni, R. A. (2012). <b>A experiência de constituição de uma fonte documental a partir dos instrumentos de ensino de química e física do Colégio Culto à Ciência de Campinas/SP</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(1 [25]), 43-66. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38506