<b>O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d'Ávila: <I>Práticas escolares</i> (1940)</b>

  • Thabatha Aline Trevisan Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino da Leitura e Escrita, Manuais de Ensino, Práticas Escolares, Antônio d’Ávila

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores primários no Brasil, em especial de alfabetizadores, apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa desenvolvida por meio de análise da configuração textual do manual Práticas escolares (1940), publicado pela editora Saraiva e escrito pelo educador paulista Antônio d’Ávila. Na análise desse manual, com ênfase nos capítulos referentes ao ensino da leitura e da escrita, encontra-se uma síntese dos saberes e das práticas derivadas, predominantemente, do ideário escolanovista e que eram consideradas necessárias para que os futuros professores pudessem exercer, com eficiência e êxito, suas atividades no magistério primário, especialmente as referentes ao ensino da leitura e escrita.


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Biografia do Autor

Thabatha Aline Trevisan, Universidade Estadual Paulista

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Integrante do Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (GPHELLB).

Publicado
2012-02-05
Como Citar
Trevisan, T. A. (2012). <b>O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: <I>Práticas escolares</i> (1940)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(2 [20]), 165-191. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38553
Seção
Artigos