<b>Concepções de universidade e de educação superior no Inquérito de 1926 de Fernando de Azevedo</b>

  • José Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Palavras-chave: Universidade, Educação Superior, Elite, Nação, Pesquisa

Resumo

O intuito deste artigo é analisar a temática que envolve o ensino superior no inquérito realizado, em 1926, pelo jornal O Estado de S. Paulo, ao qual Fernando de Azevedo esteve vinculado profissionalmente. O referido inquérito expressa um diagnóstico sobre a educação pública no estado de São Paulo, com as seguintes seções a) ensino primário e Normal, b) ensino técnico e profissional e c) ensino secundário e superior. O objeto particular deste trabalho é estruturar sinoticamente os elementos básicos que nortearam as discussões e as propostas relativas à idéia de universidade e de educação superior, tanto de Fernando de Azevedo, quanto dos oito depoentes que compuseram o referido inquérito. O conteúdo desenvolvido por este artigo contempla as críticas às reformas educativas republicanas até então, a formação do professor, a formação das elites, a universidade como centro de formação e de irradiação para a nacionalidade e o ensino e a pesquisa.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado
2012-02-07
Como Citar
Araújo, J. C. S. (2012). <b>Concepções de universidade e de educação superior no Inquérito de 1926 de Fernando de Azevedo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 73-102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38578