<b>Concepções de universidade e de educação superior no Inquérito de 1926 de Fernando de Azevedo</b>
Résumé
O intuito deste artigo é analisar a temática que envolve o ensino superior no inquérito realizado, em 1926, pelo jornal O Estado de S. Paulo, ao qual Fernando de Azevedo esteve vinculado profissionalmente. O referido inquérito expressa um diagnóstico sobre a educação pública no estado de São Paulo, com as seguintes seções a) ensino primário e Normal, b) ensino técnico e profissional e c) ensino secundário e superior. O objeto particular deste trabalho é estruturar sinoticamente os elementos básicos que nortearam as discussões e as propostas relativas à idéia de universidade e de educação superior, tanto de Fernando de Azevedo, quanto dos oito depoentes que compuseram o referido inquérito. O conteúdo desenvolvido por este artigo contempla as críticas às reformas educativas republicanas até então, a formação do professor, a formação das elites, a universidade como centro de formação e de irradiação para a nacionalidade e o ensino e a pesquisa.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.