<b>Concepções de universidade e de educação superior no Inquérito de 1926 de Fernando de Azevedo</b>

  • José Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Résumé

O intuito deste artigo é analisar a temática que envolve o ensino superior no inquérito realizado, em 1926, pelo jornal O Estado de S. Paulo, ao qual Fernando de Azevedo esteve vinculado profissionalmente. O referido inquérito expressa um diagnóstico sobre a educação pública no estado de São Paulo, com as seguintes seções a) ensino primário e Normal, b) ensino técnico e profissional e c) ensino secundário e superior. O objeto particular deste trabalho é estruturar sinoticamente os elementos básicos que nortearam as discussões e as propostas relativas à idéia de universidade e de educação superior, tanto de Fernando de Azevedo, quanto dos oito depoentes que compuseram o referido inquérito. O conteúdo desenvolvido por este artigo contempla as críticas às reformas educativas republicanas até então, a formação do professor, a formação das elites, a universidade como centro de formação e de irradiação para a nacionalidade e o ensino e a pesquisa.


Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publiée
2012-02-07
Comment citer
Araújo, J. C. S. (2012). <b>Concepções de universidade e de educação superior no Inquérito de 1926 de Fernando de Azevedo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(2 [17]), 73-102. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38578