<b>O pensamento de Edward Palmer Thompson como programa para a pesquisa em história da educação: culturas escolares, currículo e educação do corpo</b>
Resumo
O trabalho pretende discutir a potencialidade de algumas noções-chave no pensamento do historiador inglês Edward Palmer Thompson para os incrementos dos estudos históricos em educação no Brasil. Partindo do pressuposto de que pouco se conhece a produção desse historiador no âmbito da história da educação, procura mostrar algumas possibilidades do seu pensamento para o tratamento de questões freqüentemente estudadas pelos historiadores da educação. Toma como exemplo das contribuições de Thompson as noções de experiência e cultura, assim como ilustra as possibilidades dessas noções aludindo a questões referentes ao currículo, às culturas escolares e à educação do corpo. Esses temas têm sido constantemente visitados pelos historiadores da educação no Brasil e a obra de Thompson permite que sejam compreendidos para além dos modelos historiográficos prevalecentes na historiografia brasileira.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.