<b>O pensamento de Edward Palmer Thompson como programa para a pesquisa em história da educação: culturas escolares, currículo e educação do corpo</b>

  • Marcus Aurélio Taborda Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Palavras-chave: Historiografia, E. P. Thompson, Culturas Escolares, História do Currículo

Resumo

O trabalho pretende discutir a potencialidade de algumas noções-chave no pensamento do historiador inglês Edward Palmer Thompson para os incrementos dos estudos históricos em educação no Brasil. Partindo do pressuposto de que pouco se conhece a produção desse historiador no âmbito da história da educação, procura mostrar algumas possibilidades do seu pensamento para o tratamento de questões freqüentemente estudadas pelos historiadores da educação. Toma como exemplo das contribuições de Thompson as noções de experiência e cultura, assim como ilustra as possibilidades dessas noções aludindo a questões referentes ao currículo, às culturas escolares e à educação do corpo. Esses temas têm sido constantemente visitados pelos historiadores da educação no Brasil e a obra de Thompson permite que sejam compreendidos para além dos modelos historiográficos prevalecentes na historiografia brasileira.

 

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Biografia do Autor

Marcus Aurélio Taborda, Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Doutor em história e fi losofi a da educação. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e Tecnológico (CNPq).
Publicado
2012-02-07
Como Citar
Taborda, M. A. (2012). <b>O pensamento de Edward Palmer Thompson como programa para a pesquisa em história da educação: culturas escolares, currículo e educação do corpo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(1 [16]), 147-169. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38591