<b>Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo</b>

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade de São Paulo (FEUSP)
Palavras-chave: História da Educação, Escolanovismo, Pragmatismo Pedagógico, Métodos de Ensino

Resumo

A partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras.

Abstract

From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.

Keywords

History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cláudio Sooma Silva, Universidade de São Paulo (FEUSP)
Mestre em história da educação e historiografia pela Faculdade de Educação da da Universidade de São Paulo (FEUSP); Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da FEUSP; professor orientador do
Programa de Educação Continuada (PEC)/Fundo de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE)/USP e Professor de história do Colégio São Judas Tadeu.
Publicado
2012-02-13
Como Citar
Silva, J. C. S. (2012). <b>Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(1 [9]), 139-175. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659
Seção
Artigos