O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados

notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX

Palavras-chave: história da educação, instrução pública, livros didáticos, ilustrações

Resumo

No último quartel do século XIX, o Império brasileiro foi premido por questões de ordem política, econômica e social que abalaram suas estruturas consolidadas. Nesse panorama, dentre algumas iniciativas empreendidas para manter a sustentação do regime monárquico, destaca-se a Reforma da Instrução Pública (1879). Dentre outras medidas, essa legislação educacional prescreveu o ensino intuitivo no currículo do ensino primário e das Escolas Normais do município da Corte. Assim, examinaram-se três obras didáticas ilustradas, circulantes no período, orientadas por esse método, buscando indiciar algumas possíveis relações e convergências entre tais obras com a prescrição metodológica oficial. Tencionou-se, pois, conhecer algumas visões de mundo, a educação, a escola e a infância daquele presente.

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Biografia do Autor

Valter Natal Valim Carlos, Associação Educacional Dom Bosco, Resende, RJ, Brasil

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB (Resende/RJ/ 2019-2023).  Cursou licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Centro de Artes/UFES/ES/2013), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES/ES/2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ/RJ/2020), tendo sido bolsista no programa de estágio de doutoramento financiado pela CAPES. Membro da Academia Resendense de História (ARDHIS), desde 2021, aplicando-se na pesquisa histórica da região sul fluminense.

José Cláudio Sooma, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Educação pela UERJ. Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRJ, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FE-USP)/Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UERJ. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Educação (LPEHE-UFRJ). Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ).

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Publicado
2023-10-29
Como Citar
Carlos, V. N. V., & Silva, J. C. S. (2023). O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e307. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e307

Funding data