<b>A <i>Revista Escola Argentina</i>: reflexões sobre um periódico escolar nos anos 20 e 30</b>

  • Miriam Waidenfeld Chaves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumen

Este trabalho pretende mostrar, por meio de uma investigação histórico-cultural do texto, o modo como a revista pedagógica da Escola Argentina no antigo Distrito Federal, no final dos anos de 1920 e primeira metade dos anos de 1930, constrói um discurso que tem como objetivo legitimar tanto o seu projeto educacional quanto o da Diretoria de Instrução a que se vincula. Procede-se a uma análise não só dos estratagemas discursivos utilizados pela Revista Escola Argentina como também do objeto que a comunica – seu suporte –, dificultando, desse modo, a produção de leituras independentes do próprio impresso.

 

 

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Miriam Waidenfeld Chaves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em história da educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Chaves, M. W. (2012). <b>A <i>Revista Escola Argentina</i>: reflexões sobre um periódico escolar nos anos 20 e 30</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 59-85. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38696