<b>A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte</b>

  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • José Roberto Gomes Rodrigues
Palavras-chave: História da educação, Ensino, Pedagogia

Resumo

O texto busca contribuir com o esforço desenvolvido pela SBHE e por alguns pesquisadores de chamar a atenção para a necessidade de se discutir de forma sistemática a questão do ensino de história da educação no Brasil. Apesar de configurar-se como uma disciplina dos cursos de formação de professores, ainda no século XIX, e daí retirando parte de sua precária legitimidade no campo da educação, o ensino de história da educação não tem sido objeto de reflexão sistemática por parte de seus praticantes, sejam eles professores ou pesquisadores. No texto fazemos algumas análises sobre o ensino de história da educação brasileira em cinco instituições de ensino superior de Belo Horizonte. Para tanto, analisamos oito programas de ensino elaborados pelos professores dessas instituições e repassados aos alunos de seus cursos de pedagogia.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em história da educação, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em
História da Educação (GEPHE-UFMG) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) (2003-2007).
Publicado
2012-02-15
Como Citar
Faria Filho, L. M. de, & Rodrigues, J. R. G. (2012). <b>A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 159-175. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699