<b>Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão</b>

  • Odair Sass PUC-SP
  • Maria Angélica Pedra Minhoto UNIFESP
Palavras-chave: Ensino Secundário, Carneiro Leão, Psicologia, Razão Instrumental, Ideologia

Resumo

 Analisa-se a organização do ensino secundário em duas obras de Antônio Carneiro Leão (1887-1966), intituladas Tendências e diretrizes da escola secundária (1936) e Introdução à administração escolar (1939). Explora-se a hipótese de que a recorrência à psicologia associa-se às exigências da industrialização: a crítica da educação fundamentada nas ciências e a difusão, no campo educacional, da razão instrumental, ideologia imanente à sociedade industrial. As proposições do educador vinculam-se àquelas que propugnaram a modernização do país, mediante a ciência e a educação, o ensino profissional baseado no trabalho, os princípios da Escola Nova, da psicologia experimental e dos métodos ativos, o nacionalismo e um desenvolvimento social e econômico dentro da ordem (positivismo e evolucionismo).

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Sass, PUC-SP
psicólogo, doutor em psicologia (psicologia social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é assistente/doutor da PUC-SP, lotado no Departamento de Psicologia Social do curso de psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, docente permanente do programa de Estudos Pós-graduados em educação: história, política, sociedade (EHPS).
Publicado
2012-05-22
Como Citar
Sass, O., & Minhoto, M. A. P. (2012). <b>Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 193-220. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38780