<b>Das escolas de improviso às escolas planejadas: um olhar sobre os espaços escolares da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul</b>

  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Escolas Públicas, Arquitetura, Região Colonial Italiana

Resumo

Considerando a arquitetura escolar como elemento educativo,  a proposta deste texto é discutir o processo de mudança que, inspirado nos ideais higienistas e civilizadores, impulsionou autoridades públicas a investirem na elaboração e na construção de espaços escolares. O enfoque da análise é a chamada Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, no final do século XIX e duas primeiras décadas do século XX. Entre as fontes de pesquisa se encontram os relatórios de cônsules, intendentes, inspetores e professores, as fotografias, as plantas baixas e as correspondências. As escolas funcionavam, nas primeiras décadas, em lugares adaptados para abrigar as “aulas”. A partir de meados de 1910, os intendentes passaram a indicar a necessidade de investir na construção de espaços reservados ao funcionamento de escolas que atendessem às exigências de luminosidade, ventilação, localização adequada e relativa estética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

 

Publicado
2012-11-05
Como Citar
Luchese, T. Ângela, & Kreutz, L. (2012). <b>Das escolas de improviso às escolas planejadas: um olhar sobre os espaços escolares da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(2[29]), 45-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38787
Seção
Artigos