<b>Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo</b>

  • Maria Veronica Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcele Torres Xavier Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina de Lima Vilela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Serra Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Currículo, História Cultural, História da Educação, História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares, Historiografia

Resumo

O artigo investiga como têm sido construídos, na recente produção brasileira (2000-2010), os estudos em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares. Buscando caracterizar como têm se estabelecido os diálogos entre a Sociologia do Currículo e a História da Educação, analisa textos de ambas as áreas na ANPEd e em periódicos nacionais, identificando aproximações para além de seus recortes temáticos e temporais, as quais se reportam aos referenciais teórico-metodológicos e ao estabelecimento de diálogos com outras áreas de produção de conhecimento. Dialogandocom Pierre Bourdieu e Ivor Goodson, a análise evidencia aexistência de disputas acerca de que campo do conhecimento – e,consequentemente, de que comunidade disciplinar –“poderia” ou“deveria” assumir esses estudos.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Veronica Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pedagoga na Marinha do Brasil. Mestre em Educação (UFRJ), Doutoranda do PPGE/UFRJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC).Bolsista CAPES
Marcele Torres Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Coordenação de História do Centro Universitário Fluminense. Mestre em Educação (UFRJ), Doutoranda do PPGE/UFRJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC).

Carolina de Lima Vilela, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora de Geografia do Colégio Pedro II. Mestre em Geografia (UFRJ). Doutoranda do PPGE/UFRJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC).
Marcia Serra Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do PPGE/UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC/UFRJ) e do ‘Projeto Fundão Biologia’. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

Publicado
2013-05-19
Como Citar
Fonseca, M. V., Xavier, M. T., Vilela, C. de L., & Ferreira, M. S. (2013). <b>Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 193-226. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38829