<b/>Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)</b>

  • Irma Rizzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Souza de Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar o processo de expansão do ensino primário no estado do Rio de Janeiro, nas duas gestões de Amaral Peixoto: em 1937, quando foi nomeado interventor federal pelo presidente Getúlio Vargas, e em 1951, ao ser empossado governador pelo voto popular. Os sentidos aqui atribuídos aos projetos de educação do povo, abarcando especialmente as áreas rurais, foram apreciados a partir de um corpus documental composto por: relatórios e estudos publicados por setores do governo, legislação educacional, pedidos de abertura de escolas e correspondências de Amaral Peixoto. Verificou-se que, sobretudo, as escolas típicas rurais, representando a modernização do campo, serviram de instrumentos de mediação entre lideranças e as populações locais, visando à consolidação do projeto político do interventor.

 

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Biografia do Autor

Irma Rizzini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de História da Educação da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação da UERJ.

Raquel Souza de Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista PIBIC/UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa “Expansão e interiorização do ensino primário e profissional-agrícola no Estado do Rio de Janeiro (1930-1961)”, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRJ. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ.

Publicado
2013-09-03
Como Citar
Rizzini, I., & Barros, R. S. de. (2013). <b/>Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 101-132. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38837
Seção
Artigos