<b/>Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)</b>

  • Irma Rizzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Souza de Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

O trabalho tem por objetivo analisar o processo de expansão do ensino primário no estado do Rio de Janeiro, nas duas gestões de Amaral Peixoto: em 1937, quando foi nomeado interventor federal pelo presidente Getúlio Vargas, e em 1951, ao ser empossado governador pelo voto popular. Os sentidos aqui atribuídos aos projetos de educação do povo, abarcando especialmente as áreas rurais, foram apreciados a partir de um corpus documental composto por: relatórios e estudos publicados por setores do governo, legislação educacional, pedidos de abertura de escolas e correspondências de Amaral Peixoto. Verificou-se que, sobretudo, as escolas típicas rurais, representando a modernização do campo, serviram de instrumentos de mediação entre lideranças e as populações locais, visando à consolidação do projeto político do interventor.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Irma Rizzini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de História da Educação da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação da UERJ.

Raquel Souza de Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista PIBIC/UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa “Expansão e interiorização do ensino primário e profissional-agrícola no Estado do Rio de Janeiro (1930-1961)”, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRJ. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ.

Publiée
2013-09-03
Comment citer
Rizzini, I., & Barros, R. S. de. (2013). <b/>Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 101-132. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38837