Escritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma "fascistização" da infância?

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: escola, fascistização, escrita infantil, Brasil, Itália

Resumo

Este estudo discute a escola no regime de Vargas no Brasil e no de Mussolini, na Itália. Tem como base fontes relacionadas a escritos escolares e à infância: cadernos, livros, jornais, ata, fotografias, panfleto, legislação e objetos da cultura material. Interroga sobre as possibilidades de fascistização por meio docurrículo e da propaganda. Evidencia-se a utilização de materiais escolares como artifício ideológico dos governos totalitários. A análise das relações entre as escritas escolares eos contextos brasileiro e italiano revelou a potência das atividades político-culturais de doutrinamento da escola. Delinearam-se possibilidades de fascistização em ambos os países, por meio de elementos ora similares, ora contrastantes, corroborando a conceitualização problematizada.

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC).

Publicado
2014-04-25
Como Citar
Santos, A. V. dos. (2014). Escritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma "fascistização" da infância?. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 165-194. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38868