Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo

  • Kate Rousmaniere Miami University
  • José Gonçalves Gondra Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Marina Natsume Uekane Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata
dos principais temas e autores da historiografia fundacional
americana no início do século XX e, mais detalhadamente,
estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do
método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo
focaliza a historiografia americana acerca da educação
elementar e secundária, argumentando que, em geral, os
historiadores da educação americanos apresentam uma
inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e,
particularmente, direcionam o trabalho histórico para os
problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído
com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e
temáticos do campo.

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Biografia do Autor

Kate Rousmaniere, Miami University

Professor – Social Foundations of Education. Department of Educational
Leadership. Miami University. Oxford, Ohio – USA

José Gonçalves Gondra, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa
de Pós-Graduação da UERJ. Pesquisador do CNPq e da FAPERJ.
Rua Olegário Mariano, 276. CEP: 20510-210 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Marina Natsume Uekane, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela UFF. Integrante do Grupo de Pesquisa História Social
da Educação. Professora da educação infantil da Prefeitura Municipal de Duque de
Caxias. Bolsista CAPES.

Publicado
2014-08-19
Como Citar
Rousmaniere, K., Gondra, J. G., & Uekane, M. N. (2014). Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 269-303. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38903