"A Biologia Educacional”: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941)

  • Luciana Maria Viviani Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Culturas Profissionais, biologia educacional, escola eormal, periódicos educacionais

Resumo

Este texto refere-se ao estudo do periódico A Biologia Educacional (1938- 1941), elaborado por estudantes da Escola Normal “Padre Anchieta”, com a colaboração de especialistas, e associado à disciplina Biologia Educacional. O objetivo é investigar como esse impresso produziu discursos sobre a disciplina citada e sobre o processo de formação e atuação docentes, construindo parâmetros para as culturas profissionais da época. As análises indicam que a revista foi instrumento de motivação e de exercitação de estudantes, no sentido mencionado por Chervel, e também serviu como meio de produção da disciplina e da profissão, em associação a práticas inovadoras, assistenciais e de base científica.

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Biografia do Autor

Luciana Maria Viviani, Universidade de São Paulo
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Viviani, L. M. (2015). "A Biologia Educacional”: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 269-300. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38917