"A Biologia Educacional”: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941)

  • Luciana Maria Viviani Universidade de São Paulo

Résumé

Este texto refere-se ao estudo do periódico A Biologia Educacional (1938- 1941), elaborado por estudantes da Escola Normal “Padre Anchieta”, com a colaboração de especialistas, e associado à disciplina Biologia Educacional. O objetivo é investigar como esse impresso produziu discursos sobre a disciplina citada e sobre o processo de formação e atuação docentes, construindo parâmetros para as culturas profissionais da época. As análises indicam que a revista foi instrumento de motivação e de exercitação de estudantes, no sentido mencionado por Chervel, e também serviu como meio de produção da disciplina e da profissão, em associação a práticas inovadoras, assistenciais e de base científica.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Luciana Maria Viviani, Universidade de São Paulo
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
Publiée
2015-01-01
Comment citer
Viviani, L. M. (2015). "A Biologia Educacional”: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 269-300. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38917