Quadrinhos e educação: uma relação complexa

  • Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Moema Lúcia Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Quadrinhos, educação, história, mídia, escola

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2000), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2000) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008) e, atualmente, é doutoranda em Educação, na UFES. É professora de marketing do Curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, propaganda e planejamento estratégico.
Moema Lúcia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas -CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. É bolsista de produtividade do Cnpq(2013 a 2016).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Setubal, F. M. R., & Rebouças, M. L. M. (2015). Quadrinhos e educação: uma relação complexa. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 301-334. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.551