Comics and education: a complex relationship

  • Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Moema Lúcia Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo
Keywords: Comics, Education, History, Media, School.

Abstract

The purpose of this paper is to develop a literature search in order to explain the principal historic facts that permeate the emergence and development of comic books (comics), in Brazil and in the world, proposing to cross this information with specific periods in the history of Brazilian education in order to understand how it was the relationship between them. The analysis results show that, despite having followed the world at its birth, the development of comic books in Brazil occurred late in relation to Europe, with regard to the arrival of the comics to the academic and school environment, with more significant initiatives, mainly related to public policies, only in the 90s and 2000.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2000), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2000) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008) e, atualmente, é doutoranda em Educação, na UFES. É professora de marketing do Curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, propaganda e planejamento estratégico.
Moema Lúcia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas -CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. É bolsista de produtividade do Cnpq(2013 a 2016).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.
Published
2015-01-01
How to Cite
Setubal, F. M. R., & Rebouças, M. L. M. (2015). Comics and education: a complex relationship. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 301-334. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.551
Section
Original research