El cómic y la educación: una relación compleja

  • Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Moema Lúcia Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo
Palabras clave: Cómic, Educación, Historia, Medios de comunicación, Escuela

Resumen

El propósito de este artículo es desarrollar una literatura explicando los principales hechos históricos que participan de la aparición y desarrollo de los cómics, en Brasil y en el mundo, proponiendo cruzar estas informaciones con periodos específicos de la historia de la educación brasileña, con el fin de entender cómo ocurrió la relación entre ellos. Los resultados del análisis muestran que, a pesar de haber acompañado el mundo, en su nacimiento, el desarrollo de los cómics en Brasil sucedió tardíamente, en relación a Europa, en cuanto a la llegada de los cómics al ambiente académico y escolar, con iniciativas más importantes, especialmente las relacionadas a las políticas públicas, sólo en los años 90 y 2000.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2000), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2000) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008) e, atualmente, é doutoranda em Educação, na UFES. É professora de marketing do Curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, propaganda e planejamento estratégico.
Moema Lúcia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas -CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. É bolsista de produtividade do Cnpq(2013 a 2016).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.
Publicado
2015-01-01
Cómo citar
Setubal, F. M. R., & Rebouças, M. L. M. (2015). El cómic y la educación: una relación compleja. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 301-334. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.551
Sección
Artículo original