Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor

  • Rodrigo de Azevedo Weimer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: professoras negras, empoderamento, litoral norte do Rio Grande do Sul, racismo

Resumo

O artigo propõe-se à análise de práticas educacionais na comunidade negra rural de Morro Alto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul. A dita comunidade atualmente é pleiteante da titulação de suas terras na condição de “remanescente de quilombos”. Será enfocado o período de meados do século XX, no que toca ao processo de ensino (a partir da trajetória de três professoras), e no que tange ao processo de aprendizado por crianças que lograram frequentar os bancos escolares. Além dos aspectos mencionados, estudo as “escritas de si” daqueles que aprenderam a ler e redigiram registros sobre sua experiência pessoal ou grupal, entendendo-as como constituintes de subjetividades. Trago a hipótese de que o acesso ao ensino formal constituiu uma oportunidade de ascensão social, mas sobretudo um mecanismo de empoderamento de mulheres negras que utilizaram a autoridade docente conquistada como meio de combate ao racismo e à consequente evasão escolar.

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Biografia do Autor

Rodrigo de Azevedo Weimer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciado e Bacharel em História pela UFRGS. Mestre em História pela Unisinos, Doutor em História pela UFF, Pós-doutorando em História na Unisinos. Especializado em comunidades remanescentes de quilombos, pós-Abolição, história oral, memória.

Como Citar
Weimer, R. de A. (1). Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 253 - 259. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40676
Seção
Artigos