Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor
Resumen
O artigo propõe-se à análise de práticas educacionais na comunidade negra rural de Morro Alto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul. A dita comunidade atualmente é pleiteante da titulação de suas terras na condição de “remanescente de quilombos”. Será enfocado o período de meados do século XX, no que toca ao processo de ensino (a partir da trajetória de três professoras), e no que tange ao processo de aprendizado por crianças que lograram frequentar os bancos escolares. Além dos aspectos mencionados, estudo as “escritas de si” daqueles que aprenderam a ler e redigiram registros sobre sua experiência pessoal ou grupal, entendendo-as como constituintes de subjetividades. Trago a hipótese de que o acesso ao ensino formal constituiu uma oportunidade de ascensão social, mas sobretudo um mecanismo de empoderamento de mulheres negras que utilizaram a autoridade docente conquistada como meio de combate ao racismo e à consequente evasão escolar.
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