História da Educação nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

  • Maria Aparecida Pereira Educadora do Museu da Ciência Prof. Mario Tolentino de São Carlos-SP
  • Amarílio Ferreira Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: História da Educação, historiografia da Educação, Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Resumo

A despeito da importância dos institutos históricos e geográficos para a historiografia nacional, há uma lacuna na historiografia educacional brasileira quanto ao uso das revistas desses institutos como fontes primárias para a História da Educação. Neste artigo, analisam-se as contribuições da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo para História da Educação brasileira. Para a análise, foram selecionados artigos publicados entre 1923 e 1996 por Hélio Viotti, Serafim Leite, Affonso de Carvalho, Ernesto Penteado e Ernesto de Sousa Campos. Esses artigos são fundamentais para a historiografia da educação brasileira, pois permitem compreender como a elite letrada, representada pelos intelectuais que publicam artigos nessa Revista, pensava a educação brasileira nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarílio Ferreira Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em História Social. Pós-Doutorado no Institute of Education da University of London. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Como Citar
Pereira, M. A., Ferreira Junior, A., & Hayashi, M. C. P. I. (1). História da Educação nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 59 - 122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40742