A (de) formação docente no espaço da literatura

  • Jeová Silva Santana Universidade Estadual de Alagoas; Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
Palavras-chave: Literatura, leitura, memória, práticas escolares

Resumo

No presente artigo, pretende-se abordar brevemente a problemática da formação docente, tendo a literatura tanto como suporte expressivo quanto como objeto analítico. Para este fim, foram selecionados textos de autores representativos da história literária brasileira, tais como Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, Manuel Bandeira, José Américo de Almeida, Jorge Amado e Graciliano Ramos. A ficção, nos dois primeiros, e a autobiografia, nos demais, são as duas categorias textuais desta recolha. Ao entender que a atuação do profissional do magistério continua sendo emblemática na  ordem capitalista, buscou-se, em Theodor W. Adorno, o referencial teórico para mover estas linhas. Cabe frisar que a análise aqui apresentada é um desdobramento de tese defendida em fevereiro de 2011 junto ao Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

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Biografia do Autor

Jeová Silva Santana, Universidade Estadual de Alagoas; Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Professor de Teoria Literária, Crítica Literária e Literatura Brasieira da Universidade Estadual de Alagoas.

Professora da rede pública em Aracaju (SE).

Como Citar
Santana, J. S. (1). A (de) formação docente no espaço da literatura. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 245 - 265. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40746