Educação intercultural bilíngue no Chile

  • Williams Ibarra Figueroa Pontificia Universidad Católica Argentina, Facultad de Filosofía y Letras.
  • Elia Calderón Leyton Universidad de Santiago de Chile.
Palavras-chave: Educação intercultural, bilinguismo, formação inicial, Bilingual Intercultural Education in Chile

Resumo

Este artigo baseia-se na análise das ações de instituições e órgãos públicos que estão sendo criados no Chile para satisfazer à demanda em Educação Intercultural Bilíngue (EIB). O objetivo é analisar a formação prática dos estudantes na formação inicial de professores na educação básica intercultural da Universidad Católica de Temuco. Além disso, desvelar a metodologia de trabalho de campo colaborativa entre família-escola-comunidade, aliança chave tanto na identificação inicial quanto na posterior dos componentes e dispositivos na própria relação dos indivíduos, a fim de estabelecer critérios mediante processos biopsicossociais desde a identidade do Outro e do Você no acolhimento da diversidade do ser humano, com isso pretende-se recomendar uma política pública com ênfase nos valores multiculturais de cada comunidade, enriquecendo a própria condição humana e a relação biopolítica na integração da formação educativa e o papel que lhe cabe ao Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Williams Ibarra Figueroa, Pontificia Universidad Católica Argentina, Facultad de Filosofía y Letras.

Licenciado en Filosofía, Licenciado en Educación. Universidad Gabriela Mistral, Facultad de Ciencias Sociales, Instituto de Filosofía. Facultad de Educación, Chile.

Actual: Docente e Investigador Universidad Gabriela Mistral, Centro de Estudios Medievales, Chile. Investigador Pontificia Universidad Católica Argentina, Argentina.

Profesor de Filosofía en pre- postgrado en la Universidad Gabriela Mistral
Elia Calderón Leyton, Universidad de Santiago de Chile.

Doctora en Filosofía, Universidad de Humboldt de Berlín. Instituto de filosofía. Alemania.

Licenciado en Filosofía. Universidad de Valparaíso, Facultad de Ciencias Sociales y Derecho. Chile.

Profesora de filosofía en pre- postgrado en la Universidad de Santiago.

Como Citar
Figueroa, W. I., & Leyton, E. C. (1). Educação intercultural bilíngue no Chile. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 288 - 322. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40748